O marketing de mídias sociais

é um dos meios mais efetivos para se conectar com o seu públicoalvo.
As empresas e marcas podem utilizar essas plataformas para proporcionar pontos de contato efetivos para os seus usuários em todas as etapas
do funil de vendas digital. Quando utilizadas
corretamente, as mídias sociais podem ser usadas
para nutrir leads, fortalecer o relacionamento com
os clientes e criar comunidades online que terão
um impacto significativo sobre o seu negócio.
Para conseguir esses benefícios, no entanto, você
precisa saber como fazer para que o marketing de
mídias sociais trabalhe a seu favor.
Há um equívoco muito comum ao achar que
o marketing de mídias sociais é fácil por que
o Facebook e o Twitter já estão enraizados
em nossas vidas, contudo, a realidade é muito
diferente. É muito difícil não só conseguir
engajamento como uma marca nas mídias sociais,
mas é ainda mais difícil conseguir que os seus
posts sejam vistos por seu público-alvo. Aqui na
SEMrush, nós entendemos isso melhor que do
que ninguém, por isso criamos várias ferramentas
muito úteis, e todas elas iremos abordar neste guia.
Neste guia, iremos acompanhar você por todo o
processo de criação, execução, e gerenciamento de
incríveis campanhas de mídias sociais que os seus
seguidores irão adorar se engajar

Para quem é esse guia?

Esse guia é para
profissionais de mídias
sociais e agências
responsáveis por
gerenciar perfis sociais
e campanhas para
empresas e marcas.

É também para
donos de pequenas
empresas e marcas
que estão criando
uma presença nas
mídias sociais por
conta própria.

Estratégia

Muitos perfis em mídias sociais, de
empresas e marcas, não possuem
nenhum tipo de estratégia, e isso é
um erro grave. Todas as campanhas
de mídias sociais devem ter uma
estratégia antes mesmo de se
tornarem públicos. Sem isso, você
não estará otimizando para resultados
específicos, e é provável que você irá
falhar nas metas que esteja tentando
alcançar de maneira abstrata.
Por tanto, o primeiro passo para
criar incríveis campanhas de mídias
sociais é desenvolver uma estratégia
sólida. Esse deverá ser um processo
fortemente baseado em pesquisas,
qual pode ser dividido em diversos
estágios diferentes. O primeiro é definir
metas claras.

Defina Metas INTELIGENTES

Quando estiver criando campanhas para os seus clientes, é importante começar
com metas claras e bem definidas. Isso permite você desenvolver estratégias
com base nessas metas, e elas te proporcionam algo concreto e mensurável
para trabalhar. Isso pode ajudar você, e o seu cliente, a avaliar o progresso que
você está tendo.
Estabelecer metas INTELIGENTES desde o princípio de suas campanhas pode
ser extremamente benéfico. Metas INTELIGENTES são:
Específicas. Você escolheria algo como “conscientização da
marca” ou “geração de leads” em vez de “receber atenção”.
Mensuráveis. Cada meta deve ser mensurável, e você deverá
identificar indicadores chave de desempenho (KPIs) que você
estará acompanhando neste estágio. Cada meta diferente
terá diferentes métricas para realizar um acompanhamento.
Campanhas de conversão são otimizadas para vendas e cliques,
enquanto campanhas de conscientização da marca devem
procurar por menções da marca e engajamento social.
Alcançáveis. Suas metas precisam ser realistas, ou você nunca
irá alcançá-las. Você não irá querer estabelecer uma meta de
200.000 seguidores dentro de 6 meses para uma nova marca que
tem somente dois seguidores.

Relevantes. Suas metas devem ser relevantes para a empresa
no momento que ela se encontra e para os objetivos atuais da
empresa. Se você quiser lançar um novo produto de maneira
rápida, tenha isso em mente.
Com Prazo Definido. Essas metas são estabelecidas para serem
alcançadas dentro de um período de tempo, como seis meses ou
um ano, e elas devem ser realistas para você começar a trabalhar
de modo realista no momento que começar a campanha.
Depois de decidir quais metas deseja atingir, você pode então começar sua pesquisa
para decidir quais tipos de conteúdos te ajudarão a alcançar essas metas.

 

Pesquisa de Concorrentes

Ferramenta: Social Media Tracker
Comece analisando cuidadosamente as estratégias de conteúdo dos seus
concorrentes. Eles podem ter encontrado uma estratégia que você ainda
não descobriu, ou eles podem utilizar certos tipos de conteúdos (como
compartilhamento de links ou publicação de status) de maneira mais eficiente.
No final das contas, haverá um entendimento maior sobre o seu público-alvo,
assim você pode aprender muito sobre o que os seus concorrentes estão
fazendo que funciona.
A ferramenta Social Media Tracker permite que você insira até 20 concorrentes
diferentes e monitore cada canal de mídia social que eles possuem. Você
pode monitorar o número de seguidores, níveis de atividade, mudanças no
crescimento e engajamento e ver como anda o seu desempenho.

pesquisa de concorrente

Você também será capaz de ver quais dos seus melhores conteúdos têm
melhor(ou pior) desempenho que os seus. Isso pode dar insights valiosos sobre
quais tipos de conteúdos seu público-alvo gostaria de ver, e fornecer novas
ideias de como planejar a sua criação de conteúdo.
No entanto, é importante lembrar que as metas de engajamento nem sempre
são tão importantes quanto as taxas de engajamento. Uma marca com 200.000
seguidores, mas 60 curtidas por postagem, não está criando conteúdo tão
engajante quanto uma marca com 400 seguidores e 30 curtidas por postagem.
Classifique os seus melhores conteúdos por taxa de engajamento e total de
engajamento para uma visão geral de como você está se posicionando em
comparação aos seus concorrente, mesmo que eles tenham um número de
seguidores muito maior

número de seguidores

 Veja o Engajamento do seu Público-alvo

Depois de examinar, cuidadosamente, o que está funcionando para os seus
concorrentes, analise o que já está funcionando para suas páginas e perfis se
elas já estiverem em funcionamento ao utilizar os relatórios de Top Content
(Melhores Conteúdos) da Social Media Tracker.
Em muitos casos, empresas irão contratar agências de mídias sociais ou buscar
ajuda assim que suas páginas estiverem em andamento e perceberem que
precisam de ajuda. Isso pode dar a você uma base de conteúdos e informações
para começar com o que está funcionando para você ou as mídias sociais dos
seus clientes, em conjunto com o que está funcionando para outras páginas
similares.
A ferramenta Social Media Tracker permite você analisar uma quantidade
massiva de informações sobre o desempenho dos seus conteúdos nas mídias
sociais em cada canal de maneira individual. Você será capaz de visualizar
métricas de performance específicas em cada publicação, incluindo:
Quais postagens tiverem mais engajamento
Quais postagens tiverem maior taxa de engajamento
Tipos específicos de engajamentos, como comentários, compartilhamentos/
retweets ou curtidas
Menções e top influencers no Twitter

A ferramenta Social Media Tracker

A ferramenta Social Media Tracker

Use todos essas informações para ver quais tipos de conteúdos seu público alvo
está se engajando mais. Para o cliente acima, por exemplo, você pode determinar
que os conteúdos com com elementos visuais tiveram taxas de sucesso mais
significantes que os conteúdos sem eles. Organize todas essas informações
para desenvolver sua estratégia para quais tipos de conteúdos você irá utilizar
para alcançar suas metas específicas.

 público alvo

Escolher hashtags relevantes ajudará você a gerar discussões e a conectarse
com o público-alvo correto no Twitter, Instagram, Facebook e Google+. A
hashtag certa expandirá seu alcance de maneira excepcional. Você deve sempre
tentar incluir pelo menos uma hashtag no Twitter, e entre 8 e 11 no Instagram
para melhores resultados.
A ferramenta Social Media Tracker ajudará você a identificar as suas hashtags
com melhor desempenho e de seus concorrentes em cada plataforma,
permitindo você descobrir quais estão funcionando melhor em determinadas
plataformas, pois é improvável que seja o mesmo em cada. A ferramenta irá
mostrar a você quanto de engajamento por postagem cada hashtag recebeu, o
número de postagens que apareceram suas hashtags, e se elas foram utilizadas
por algum dos seus concorrentes. Você também pode pesquisar quais hashtags
os seus concorrentes utilizam e incorporar algumas das melhores em seus
próprios posts.

Escolher hashtags relevantes

Agendamento

 

Criação de Conteúdo
Uma vez tenha desenvolvido suas
metas, estratégias mensuráveis e
começado a gerar conteúdo, é hora
de entrar de cabeça no trabalho.
Usualmente, publicar conteúdos em
cada plataforma para todos as mídias
sociais dos seus clientes demorava
muito tempo e era frustrante, e havia
tantas abas que era muito fácil alguma
coisa passar despercebida. Isso era
realidade mesmo se você estivesse
gerenciando apenas uma conta.
No entanto, com o procedimento
correto e as ferramentas certas em
mãos, você pode agilizar as postagens
e o processo de agendamento para
conseguir mais resultados e reduzir
sua carga horária de trabalho ao
mesmo tempo.
Antes mesmo de começar a postar os seus conteúdos, você irá querer determinar,
exatamente, quais horários e dias da semana você quer postar. O tempo importa,
ainda assim, até mesmo nas plataformas que não organizam os conteúdos de
maneira cronológica desde o momento em que foram publicados.
Até mesmo em plataformas, como Facebook e Instagram, que utilizam
algoritmos baseados na relevância dos conteúdos(que mostra aos usuários
postagens que a plataforma acredita que eles mais querem ver com base no
comportamento passado e no engajamento de outros usuários), postar nos
horários certos ainda é importante.
Se você postar em horários de pico, é mais provável que os usuários vejam, no
final das contas, e dê essa onda inicial de engajamento que você precisa para
dar um boost nos algoritmos. Isso irá afetar, de modo significativo, o alcance
desses posts específicos. Com a concorrência nos feeds dos usuários estando
mais alta do que nunca (e isso não deve mudar), qualquer impulsionada que
você possa dar para os seus conteúdos é uma coisa boa.
Ao agendar conteúdo para suas páginas do Facebook no Social Media Poster,
você poderá ver os horários em que o seu público-alvo provavelmente estará
online e agendar suas postagens de acordo com os insights recebidos.
Encontre os Melhores Horários Para Posta

Software de Agendamento

Essa funcionalidade
está atualmente
disponível para postar
apenas em páginas no
Facebook, no entanto,
estamos trabalhando
para adicionar essa
funcionalidade para
outras redes sociais
também.

Utilize Software de Agendamento Para Postar Na Hora Certa

Já se foram os dias quando você precisava se preocupar em logar em cada
plataforma, saindo de um perfil e entrando em outro, com tanta abas abertas
na sua tela. Agora, você pode utilizar software de agendamento para agendar
todas as postagens de mídias sociais em um só lugar

Software de Agendamento

Você também tem a opção de adicionar esses posts à sua fila, postá-los
imediatamente, salvá-los como rascunho ou agendá-los para serem postados
mais tarde.
Ao agendar, escolha a hora e a data
que você quer postar e uma outra data
para que seja repostado.
Se você não souber ao certo o que
postar, dê uma olhada no que já está em
seu calendário e o que você já publicou
recentemente. A aba “Published” do
Social Media Poster fornecerá todas
essas informações rapidamente, além
de fornecer uma visão instantânea de
desempenho de postagem recente,
fornecendo insights rápidos e úteis.

posts à sua fila

posts à sua fila

Você pode usar o software de agendamento para planejar suas postagens mais
importantes com antecedência, especialmente aquelas relacionadas a grandes
anúncios de eventos especiais, para que você nunca perca uma oportunidade e
todo o conteúdo será distribuído igualmente em cada plataforma.
Também facilita muito a criação de um calendário editorial coeso de mídias
sociais, que pode ser sincronizado com seus objetivos e eventos comerciais
(como lançamentos de produtos ou vendas). Você nunca perderá uma única
oportunidade, e os resultados de suas campanhas irão melhorar por conta disso.
Você não precisa ter conteúdos oportunos para postar cada dia, e isso trabalha
a seu favor. Em muitos casos, é muito mais fácil gastar um ou dois dias por
mês criando grandes reservas de conteúdos para as mídias sociais, que estarão
prontos para serem postados a qualquer momento que tenha um espaço vazio
a ser preenchido, e é aí quando as filas entram em jogo.

A fila de postagem da ferramenta Social Media Poster é uma funcionalidade
excelente, permitindo você criar postagens específicas que podem ser utilizadas
quando houver um espaço vazio no calendário, e decidir quando exatamente
você gostaria que esses posts na fila sejam publicados. As filas de conteúdos
foram criadas para deixar sua vida ainda mais fácil, assim você pode realizar
alterações de última hora sem a necessidade de acessar várias telas.

As filas irão tornar o seu trabalho como gerente de marketing de conteúdo
muito mais fácil, e você pode agendar diferentes horários e datas para os posts
em fila serem publicados para cada plataforma de maneira individual. Use essa
funcionalidade e você nunca mais ficará sem conteúdo para postar, e seus
resultados irão ficar muito mais sólidos graças a consistência

Diversifique Seus Conteúdos
Ferramenta: Social Media Poster
Embora a presença nas mídias sociais deva ser projetada para nutrir o
relacionamento entre marca e seus seguidores, isso não significa que
todos os conteúdos devam ser sobre a marca o tempo todo. Em vez
disso, é mais eficiente se você diversificar o conteúdo em qualquer perfil
ou página. Compartilhe conteúdos externos de outros perfis que não
sejam concorrentes e que você gostaria de estabelecer uma relação.

Esses outros perfis poderiam ser de marcas, empresas ou outros meios que,
com frequência, publicam conteúdos que o seu público-alvo estaria interessado.
Para pequenos negócios locais, isso pode significar unir forças e compartilhar
conteúdos de outras marcas locais. Para grandes marcas, isso pode significar
compartilhar conteúdos relacionados com a indústria.
Uma vez encontradas as marcas que você gostaria de compartilhar os posts,
nossa ferramenta Social Media Poster permitirá que você configure RSS feeds
que podem ajudar você a postar conteúdos externos dessas marcas para
os perfis dos seus clientes nas mídias sociais. Os feeds serão atualizados
automaticamente com todos os novos conteúdos dos RSS feeds das marcas,
quais você pode compartilhar nos perfis de sua empresa ou dos seus clientes
com apenas alguns cliques.

 

Depois de implementar suas novas estratégias e haver deixado suas campanhas
funcionando, o seu trabalho ainda não acabou (especialmente como um
profissional de mídias sociais realizando trabalhos contínuos para vários clientes).
Você precisa encontrar análises precisas e detalhadas e entender como
interpretá-las para otimizar suas campanhas. Isso permitirá que você faça mais
do que está funcionando para você e corte o que não está. Você também poderá
ajustar e formular novas estratégias com base nos dados disponíveis.
Como profissional de mídias sociais, é crucial monitorar constantemente seus
conteúdos em cada plataforma para cada cliente. Pode haver tendências gerais
que você perceba que se aplicam a todos, mas cada público-alvo é diferente –
ainda para o mesmo cliente.
A ferramenta Social Media Tracker ajudará você a monitorar e avaliar o
desempenho do seu conteúdo. Você pode visualizar as taxas de engajamento
exatas, em conjunto com os diferentes tipos de engajamentos em cada post.
Você pode saber se os seus clientes ainda preferem mais vídeos do que fotos,
ou quando há links ou não.

Ao fazer isso, observe atentamente seus resultados e examine se eles mostram
um avanço em direção ao seu objetivo. Se você está tentando aumentar a
conscientização da marca, por exemplo, você irá querer ver o número de
menções que está recebendo no Twitter e quem está mencionando você.