O Google I/O é uma ocasião envolvente. Todos os anos, temos o prazer de nos conectar com a comunidade de desenvolvedores e conhecer o que vocês estão desenvolvendo, principalmente aplicativos para dispositivos móveis.

Esses aplicativos são o principal motivo pelo qual muitas pessoas consideram os smartphones indispensáveis. Elas usam os aplicativos para ficar conectadas, se entreter e fazer tarefas do dia a dia. Só no ano passado, o Google Play registrou o download de 94 bilhões de aplicativos.¹

Isso significa mais oportunidades para os desenvolvedores. Com milhões de aplicativos no ecossistema, os anúncios precisam se destacar para que seu aplicativo fique em evidência. Além disso, os usuários estão mais criteriosos com os aplicativos que usam, então você precisa criar experiências de anúncio com foco no usuário para gerar receita com eficácia.

Para estabelecer um negócio de aplicativos eficiente, é preciso usar ferramentas que ajudem você a crescer e lucrar ainda mais. É aqui que o Google entra. Nesta tarde, apresentaremos inovações em publicidade criadas para ajudar com isso, além de mostrar exemplos de desenvolvedores que estão prosperando com elas. Confira a transmissão ao vivo.

Aumente sua base de usuários

Os desenvolvedores geraram mais de 10 bilhões de instalações de aplicativo com o Google AdWords.² Hoje, anunciaremos diversas inovações para ajudar você a encontrar usuários valiosos para seu aplicativo.

Mostre um conteúdo mais relevante nos anúncios de promoção de aplicativo

70% dos usuários instalam um aplicativo levando em consideração o quanto vão usá-lo.³ Para oferecer informações úteis aos usuários, lançaremos uma versão Beta que permite que os desenvolvedores exibam conteúdo relevante sobre o aplicativo nos anúncios. Por exemplo, o Wish, um aplicativo de compras, pode vincular o catálogo de produtos ao Google AdWords e exibir descrições e imagens de produtos relevantes do aplicativo nos anúncios. Essa versão Beta estará disponível nos próximos meses.

Mostre conteúdo relevante do aplicativo em anúncios

Chame mais pessoas para seu jogo

Outra maneira de ajudar os desenvolvedores a encontrar novos usuários é facilitar a descoberta de aplicativos. Pensando nos desenvolvedores de jogos, em março lançamos o Google Play Instant para que novos usuários possam testar seu game sem ter que instalá-lo. Recentemente, começamos os primeiros testes para que o Google Play Instant seja compatível com o Google AdWords. Os usuários podem testar jogos diretamente dos anúncios em todos os canais que as Campanhas Universais para Apps alcançam.

Compatibilidade do Google Play Instant com o Google AdWords

Confira uma visão mais detalhada dos resultados de publicidade

Para ter uma ideia melhor do desempenho dos seus anúncios, disponibilizaremos relatórios de conversão de visualização (VTC, na sigla em inglês) aos anunciantes do app do AdWords no final deste mês. Com os relatórios de VTC, é possível entender quais impressões de anúncio visíveis estão associadas às conversões. Por exemplo, você pode usar esses relatórios para compreender melhor a influência dos seus anúncios gráficos e de vídeo sobre as instalações de aplicativo. Os relatórios de VTC consideram apenas as impressões que atendem à definição do Media Rating Council (MRC) sobre visibilidade de anúncio.

Lucre mais com seu aplicativo

Economize tempo e agregue valor com uma avaliação padronizada de anúncios

Quando os desenvolvedores vendem canais no aplicativo, os anunciantes querem saber se os anúncios estão sendo visualizados e se são eficazes. Até hoje, os desenvolvedores que precisavam informar os dados de visibilidade aos anunciantes tinham que integrar vários SDKs e reconciliar metodologias diferentes. Pensando em uma solução, entramos em um grupo de trabalho liderado pelo IAB para simplificar e padronizar a avaliação de visibilidade no aplicativo. Hoje, temos o prazer de anunciar que integramos o SDK de Open Measurement do IAB Tech Lab aos nossos SDKs dos anúncios para dispositivos móveis do Google (GMA, na sigla em inglês) e do Interactive Media Ads (IMA). Essa solução permitirá que os desenvolvedores economizem tempo e refletirá o valor real do inventário do app. A partir de hoje, os desenvolvedores no DoubleClick Ad Exchange (AdX) e no DoubleClick for Publishers (DFP) podem pedir para participar da versão Beta.

Otimize seus anúncios premiados na AdMob

Cada vez mais, vemos usuários se envolvendo com experiências de anúncios premiados. Os usuários visualizam anúncios e, em troca, recebem incentivos ou produtos digitais no aplicativo, como vidas extras em um jogo ou conteúdo pelo qual teriam que pagar. Desde o lançamento dos anúncios premiados no ano passado, as impressões aumentaram nove vezes em aplicativos pagos e gratuitos.⁴

Para ajudar os desenvolvedores a aproveitar ao máximo esses anúncios, apresentamos os relatórios de anúncios premiados na AdMob. Os desenvolvedores da AdMob terão acesso a métricas de anúncios premiados, como taxas de ativação, de consumo e de uso dos prêmios. Com esses insights, os desenvolvedores poderão ajustar os anúncios premiados, resolvendo questões como: “Os usuários tendem a ativar o recurso quando o anúncio é exibido após o Nível 1 ou o Nível 4?”, “Que tipo de prêmio os usuários preferem: moedas ou vidas?” e “Com que frequência as pessoas usam os itens recebidos?”. Os relatórios de anúncios premiados estarão disponíveis na AdMob em versão Beta aberta ao público em breve para desenvolvedores com contas vinculadas do Firebase e da AdMob.

Relatórios de anúncios premiados na AdMob

Os desenvolvedores estão criando aplicativos que conectam, entretêm e ajudam milhões de usuários. Estamos ansiosos para ajudar você a crescer e lucrar e continuar compartilhando a magia dos seus aplicativos com o mundo todo.

Publicado por Sissie Hsiao, vice-presidente de Produtos e Publicidade em Aplicativos para Dispositivos Móveis.

[1] Dados do Google Play, global, abril de 2018.
[2] Dados do Google Ads, iOS/Android, global, março de 2018
[3] Ipsos & Google, abril de 2018
[4] Fonte: dados do Google Ads, iOS/Android, global, março de 2017 a fevereiro de 2018