Era uma vez um mito de que o Google encontrou PDFs impenetráveis .

Experimente como os SEO podem, seus PDFs não poderiam entrar nos reinos lucrativos da página 1. Google, a história foi, simplesmente não conseguiu decifrar o conteúdo de um documento que não era HTML.

Esse mito já foi incontestadamente interrompido pelo Google. Em 2011 , o motor de busca mais popular do mundo disse:

“O Google primeiro começou a indexar arquivos PDF em 2001 e atualmente tem centenas de milhões de arquivos PDF indexados”.

Eles ainda vêm com sua própria tag em SERPs para alertar usuários que o resultado é baseado em PDF:

PDF_SEO

A otimização de PDFs para SEO, no entanto, continua a ser uma oportunidade amplamente inexplorada.

O Google pode rastrear, indexar e classificar os documentos, mas as melhores práticas simples são muitas vezes subutilizadas ou simplesmente desconhecidas.

Os documentos PDF geralmente contêm uma grande quantidade de conteúdo rico que o Google é capaz de indexar, o que realmente deve torná-los uma forragem perfeita para campanhas de SEO.

No entanto, a otimização de PDFs para pesquisa requer SEOs para seguir um conjunto de regras ligeiramente diferente. O quadro é amplamente o mesmo que uma abordagem típica de SEO, mas os detalhes diferem de algumas maneiras cruciais.

Os PDFs também são usados ​​para abrigar um tipo específico de conteúdo e, como tal, as tentativas de otimizar esses documentos devem ter isso em mente.

Siga as 10 dicas abaixo e você deve ter uma chance muito melhor de obter o tráfego de SEO a partir de PDFs.

1. Escolha o nome do arquivo com cuidado

Este é geralmente o primeiro passo para a conversão de um documento de texto para o formato PDF universalmente transportable. Portanto, é muito fácil salvar o arquivo como tudo o que é sugerido automaticamente, em vez de considerar o impacto de SEO que isso pode ter em fatores essenciais como o URL da página.

Armazenamento de arquivo

Como um SEO, se o documento for passado para você quando já estiver em formato PDF, realize algumas análises de palavras-chave e concorrentes antes de renomear o arquivo usando uma frase que esteja de acordo com a demanda do usuário. Certifique-se de capitalizar a primeira letra de cada palavra e separar palavras com hifens.

2. Vincular ao documento internamente

Pode ser difícil incluir PDFs dentro da estrutura de ligação interna de um site.

Embora esses documentos sejam tipicamente ativos de alto valor (por exemplo, pesquisas ou relatórios), eles servem um uso tão específico que não são chamados tão frequentemente como uma página de produto, por exemplo.

Como resultado, muitas vezes eles acabam por páginas órfãs dentro da hierarquia do site.

PDFs do Sitemap

Isso tem um impacto direto no seu potencial de SEO. Se tomarmos uma citação de uma entrevista com o John Mueller do Google em 2016, o significado da ligação a um PDF atinge a casa:

“Se não pudermos indexar essas páginas […] pode ser que estejamos dizendo que já temos conteúdo suficiente indexado do seu site. Ainda não estamos preparados para adicionar um lote significativo de mais conteúdo “.

O envio de links internos contextuais para seus PDFs dará ao Google os sinais de que precisa reconhecer que são partes de conteúdo que deseja indexar e classificar.

Embora diminua a importância como um fator de classificação, otimizar o texto âncora que aponta para o documento internamente também deve ajudar.

3. Ligar para Conteúdo Relevante

Isso se aplica principalmente ao conteúdo que reside no seu site (embora seja bom vincular a sites de terceiros autorizados sempre que este seja no melhor interesse do usuário).

Ao vincular de volta às suas próprias propriedades da Web a partir de um PDF, você pode aumentar a probabilidade de um motor de busca visualizar o conteúdo como uma parte importante do seu site.

Outro grande benefício que vem com o uso de PDFs é que os sites externos são mais propensos a vincular de volta para eles, devido ao seu valor como um recurso permanente. Se você incluir links no documento para páginas importantes em seu site, você pode acabar ganhando autoridade (e rankings) por mais do que o PDF.

4. Adicionar um título único e otimizado

Este é um SEO básico, mas é muitas vezes esquecido quando se trata de PDFs.

O título de um PDF pode ser configurado na seção “Propriedades do documento”. Um mecanismo de busca usará isso da mesma maneira que ele usa uma marca de título HTML. Portanto, este será o texto clicável que um usuário vê nos resultados da pesquisa.

Pense cuidadosamente sobre os termos que você gostaria de classificar, no entanto.

A realidade é que os PDFs são tipicamente mais adequados ao ranking para consultas específicas e de longo cauda. Por sua natureza, os documentos se enquadram em uma área de investigação – o título e a descrição devem refletir isso.

É improvável que otimizar um PDF para um longo termo com conversão é bem sucedido.

5. Adaptar Conteúdo para a Experiência em PDF Móvel

Este conselho aplica-se a quase todas as áreas de marketing digital nos dias de hoje, por isso não é nenhuma surpresa que também se aplique ao SEO para PDFs.

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PROPAGANDA

A longa natureza de muitos PDFs significa que eles não se prestam ao formato de tamanho de mordida que tanto conteúdo móvel leva.

Existem mudanças simples e acionáveis ​​que você pode fazer para contrariar isso.

Ao alinhar o conteúdo ao lado esquerdo da página, você será muito mais fácil percorrer o conteúdo em um dispositivo móvel sem ter que rolar horizontalmente primeiro.

PDF de SEO móvel

Você também pode usar pontos de bala e texto em negrito para tornar o conteúdo mais digerível para leitores itinerantes e sensíveis ao tempo.

As imagens também são ótimas, mas tenha cuidado com o tamanho do arquivo.

6. Comprimir Imagens, Onde Possível

A velocidade de carga é um fator de classificação importante para qualquer página, mas torna-se mais desafiador acelerar isso com arquivos PDF pesados.

Depois de colocar tanto trabalho na criação de um excelente trabalho, você não quer remover imagens ou gráficos apenas para comprimir o documento.

As ferramentas (como JPEGmini ou Soda PDF) podem ajudar a comprimir elementos mais intensivos em mão-de-obra, como imagens sem perder qualquer qualidade estética visível.

7. Deslize o conteúdo com subposições

Os PDFs podem conter muitas informações detalhadas. Mas as pessoas têm diminuído o alcance da atenção.

Ao usar subtítulos, você torna seu conteúdo mais legível para os leitores que podem estar digitalizando através do documento. Este é um conselho útil em todos os dispositivos, embora seja vital no celular.

Como regra geral, tente não ter mais de 3-4 frases por parágrafo.

Entre os blocos de texto, trace a narrativa interceptando com uma subposição que descreve a próxima seção e, se relevante, usa uma das suas consultas de pesquisa de destino.

8. Use texto simples

Uma das razões pelas quais esses mitos persistiram por tanto tempo sobre o Google e seu problema em PDF era que tantos PDFs são baseados em imagens.

Para nós, eles contêm texto. Mas para um mecanismo de busca, eles vêem imagens com palavras sobre eles.

Isso ainda não é suficiente para sugerir que o Google não pode indexar os documentos, mas devemos dar-lhes alguma ajuda onde pudermos.

Os motores de busca estão ficando muito melhores na leitura do conteúdo das imagens, mas o texto ainda é preferível.

Texto

Muitas ferramentas comuns, incluindo o próprio Creative Suite da Adobe, permitirão que você faça essa conversão facilmente.

Existe uma maneira realmente rudimentar de testar isso também. Se você pode copiar e colar o texto do PDF, ele está em formato de texto em vez de formato de imagem.

9. Aproveite o texto alternativo

Este é outro fundamento da categoria básica de SEO . No entanto, não é universalmente conhecido que você pode definir o elemento de texto alternativo em suas imagens dentro de um PDF.

A maneira exata de fazer isso será diferente dependendo do software que você usa para criar e depois hospedar o PDF, mas você pode encontrar um guia completo  aqui .

Pense nisso como outra oportunidade para fornecer ao Google sinais vitais sobre o conteúdo do documento e também um meio de classificação através da busca de imagens.

Os PDFs nem sempre são o resultado mais adequado para uma consulta de pesquisa, mas as imagens são muito mais propensas a satisfazer o pedido do usuário.

10. Acompanhar o desempenho

Os objetivos, de uma perspectiva de SEO, de adicionar um PDF a um site serão bastante diferentes para a adição de uma página de produto, por exemplo. Isso significa que a medida de seu sucesso exigirá uma mentalidade diferente, também.

Você pode considerar o download de um PDF de um visitante de pesquisa orgânica para ser uma micro-conversão. Isso pode ser adicionado ao seu pacote de análise como objetivo, para que você possa ver quantas pessoas entraram no site por meio de pesquisa orgânica e baixaram o documento.

Você pode obter muito mais granular com isso, para avaliar o caminho que o usuário levou no site para aterrar no PDF ou quais outros canais de marketing eles interagiram antes de fazer essa micro conversão.