como fazer divulgação no facebook

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Muitos e-mail recebemos todos os dias como a mesma pergunta, como fazer divulgação no facebook? resolvemos criar este artigo para melhor entender sobre este tema.

Ninguém que navegue no facebook está a procura de um produto ou serviço por isso é importante que atraia e cria um relacionamento para poder vender.

Temos que seguir alguns passos antes de chegar na divulgação do facebook.

Criação do Persona (perfil do público Alvo)

Por que precisamos saber nosso público alvo? para montar uma campanha no facebook temos que saber para quem e como vamos nos reportar ao nosso público. Tem vários modos de definir nosso público por meio de pesquisa, pegando os dados Pessoal, educação, profissional, finanças, sentimento, motivação e percepção do negócio.

Algumas ferramentas para pesquisa do persona: survemoney, google forms, google keyword planner redes sociais.

A persona nada mais é do que uma representação do seu cliente ideal com suas características , desejos, problemas e demandas.

Importante é cruzar os dados da pesquisa com as informações do google analytics

Não se esqueça de que um negócio não vende produtos ou serviços, vende solução para o problema.

Usando o google analytics como apoio: interesse, informação demográfica, localização, comportamentos, tecnologia, origem de acesso, pagina acessada e fluxo de navegação.

Planejamento que colocara a estratégia em pratica

Objetivo:

Definição dos objetivos para saber definir publico e conteúdo.

Produto:

Sabendo os objetivos, preciso saber quais produtos ou serviços para atingi-los.

desejo dos clientes:

é necessário conhecer o seu público.

mensagem:

construir a mensagem em base dos desejos dos clientes.

Visibilidade

Tronar visível para seu público a mensagem.

Execução

executar

Mensuração

medir alcance do seu conteúdo

Conteúdo o rei

um bom conteúdo tem 3 adjetivos: continuo , consistente e convincente.
deve produzir conteúdo todo dia, mais sim que deve existir uma frequência (estabelecida no planejamento)para que o público possa acompanhar e criar o hábito de verificar os novos conteúdos de maneira natural.
Ideal é postar uma vez por semana no seu canal um conteúdo relevante.

VOLUME DE USO DAS MÍDIAS SOCIAIS

81,4% de alcance em sites de social media;
7,3% é o índice de engajamento;
88% do tempo é gasto em apps de social media;
Somente com esses números, já é possível perceber o grande potencial que as mídias sociais possuem para o marketing no facebook, principalmente focado em conteúdo.
seja qual for o segmento da empresa, ou o tipo de produto , sempre haverá conteúdo sobre ele sendo pesquisado pelas pessoas.

O CONTEÚDO RELEVANTE COMO MÁQUINA DE DIVULGAÇÃO NO FACEBOOK

Já que as pessoas buscar por informações sobre marcas e produtos na internet, e boa parte dessas buscas envole respostas sobre como fazer alguma coisa, a oportunidade para alcançar novos clientes é criada por meio da solução de seus problemas, de modo indireto, pelo marketing facebook conteúdo.

vejamos alguns exemplos no setor alimentício (fabricante,mercados,produtores rurais, feirantes etc.)
Podemos criar conteúdo relacionados: beneficio para a saúde, receitas e como armazenar de maneira correta. Só com essas três já possível produzir muito conteúdo para facebook da empresa.
Empresas do setor automotivo: dicas de conservação do veículo, dicas para conservação dos pneus, como conferir o nível de água e de óleos e como identificar possíveis problemas através das luzes do painel.
Se você começar a publicar conteúdo relacionado aos produtos que comercializa, as pessoas vão começar a criar uma relação com a marca/produto.

“Conteúdo constrói relacionamentos. Relacionamentos são baseados em confiança. Confiança gera receita.”

Quando as pessoas encontram na internet as respostas para os seus problemas , e essas respostas são realmente boas, o que elas fazem “Compartilham.

O FUNIL DE COMVERSÃO

funil de comversao

funil de venda

As 4 etapas do funil de conversão
Atrair (atenção)
você atrairá visitantes se tiver um conteúdo interessante e,acima de tudo, útil.
Tipos de conteúdos: blog posts, vídeos, webinars,e-books,infográficos, imagens e Podcasts.
Quanto mais conteúdo você produzir, melhor. Mas tome cuidado , pois quantidade não significa qualidade.
converter(interesse)
A segunda etapa do funil é a conversão. neste momento,seu funil.passa pela primeira micro conversão, na qual os visitantes começam a receber a oportunidades e demostrar interesse por ela.Você entrega um conteúdo personalizado e ele lhe dá permissão para fazer contato direto por e-mail. ou mesmo telefone.
Os meios mais comuns de fazer isso são: CTA(call-to-action), formulário,landing pages,chat e telefone.
fecha(desejo)
Nesta etapa do funil, você começa a conquistar os primeiros clientes por meio do marketing de conteúdo.
Esse conteúdos podem ser disponibilizados como: e-mail, newsletter e reuniões.
é o momento de apresentar o negócio e mostrar ao seu lead(e futuro cliente)que você pode ajuda-lo não só através do conteúdo, para que ele tome as decisões , mais também com produtos e serviços.
Fidelizar(ação)
Na última etapa do funil, você já transformou o visitante em interessado e o interessado em cliente. é o momento de agi e fidelizar esse cliente para que ele seja um promotor natural do seu negócio.
Para isso , você pode usar:
Programa de fidelidade, newsletter, eventos e contato direto.