A importância do SEO

Sua definição e suas ferramentas.

SEO significa Seach Engine Optimization, que significa, Otimização para ferramentas de busca, quando você busca algo na internet, simplesmente você digita em algum buscador o nome, descrição, números, dentre outros, quando você precisa de seu site em posição destacada nos buscadores para assim influenciar clientes na escolha de seu site é feito todo um procedimento técnico onde os SEO através de critérios, algoritmos em palavras chaves fazem a sua magica e pronto lá está seu site entre os primeiros no resultado da busca.

Entendo o mecanismo de busca 

Podemos classificar as buscas em três tipos:

Navegacional: Busca feita por site específico, Facebook, Americanas, SEO, Mercado livre, dentre outros.

Informacional: Busca de informação como “Como fazer o bebê parar de chorar a noite” “Sintomas da gripe” “Como instalar uma Arandela” e coisas do tipo.

Transacional: Busca feita através de algo específico, por exemplo “Capa para Iphone8” “Como vender Camaro Amarelo” “Onde comprar pneus para Fusca 66”

O lado negro do SEO também existe

 O lado negro do SEO conhecido como Black Hat Seo. Nele, são utilizadas técnicas que tentam enganar os algoritmos das ferramentas de busca para melhorar o posicionamento da página como uso de texto invisível ou de exibir conteúdo diferente para pessoas e sites de busca. Quando descobertos, os sites de busca podem punir os sites que utilizam estas práticas diminuindo a importância do site ou chegando a excluí-lo da sua busca.

 Para se tornar um profissional SEO

 Existem muitas possibilidades, para se ter uma formação em SEO cursos online ou cursos presenciais, use um site de busca e escolha uma das diversas opções de formação para SEO.

Você tem perfil de SEO?

 Vamos ver algumas características:

  • Pensamento Analítico: Fazer uma análise do site e do trafego desse site quem procura, o que procura, o que o site informa, vende, compra são umas das primeiras informações para fazer com que o site seja otimizado.
  • Ter raciocínio: Saber fazer a ação de ambos os lados de quem busca e de quem é encontrado ter o pensamento de cada um para poder assim utilizar as técnicas que gera mais resultados, facilitando quem busca e destacando que é encontrado.
  • Estudar sempre: A internet é muito rápida as informações mudam a cada segundo, e o profissional de SEO precisa estar sempre atualizado, saber distinguir conteúdo útil, informações falsas, conteúdos incompletos, artigos copiados, Sites, redes Sociais sempre atualizados, com informações de qualidade.
  • Ser um bom profissional: Entregar ao usuário conteúdos de qualidade, criar técnicas em conteúdos boas para o posicionamento do site, o verdadeiro profissional não é aquele que coloca todos os clientes no topo das buscas, mas é aquele que coloca sites de qualidade com informações de confianças.

Habilidades Necessárias

 

  • Web Analytics
    A boa otimização de um site é necessária ter as métricas chaves para entender o desempenho. Através do Google Analytics, uma das principais ferramentas do mercado.

 

  • Inglês: É necessário pelo menos conseguir ler em inglês com tranquilidade, para a barreira da língua não ser também uma barreira para o seu desenvolvimento profissional.
  • Usabilidade e Experiência do Usuário: Não basta saber as técnicas de Otimização é preciso conhecer o perfil do usuário do site o que ele busca, o que ele compra, o que ele quer vender dentre outros pontos. Ele deve atrair o usuário para o site que ele está otimizando.
  • Web Marketing: Ter o conhecimento da maioria das mídias sociais pois através delas é que as otimizações de um site sãopossíveis para suar as estratégias necessárias. Conhecer Mail Marketing ou Adwords é uma boa ajuda.
  • Redação:A escrita de um conteúdo de qualidade, com uma linguagem direta, fácil, com informações relevantes são um bom aliado para fazer um site ter um bom acesso e até ser lembrado por sua fácil interação.
  • HTML Básico: Ter o conhecimento básico na linguagem de programação dos sites é uma boa ajuda na hora de se fazer o trabalho em uma página, agir diretamente na estrutura da pagina fazendo alterações em seus comandos para guiar o usuário para onde se quer, auxilia muito o trabalho de SEO.

 

Critérios de Classificação de um Web Site.

São as ferramentas que o SEO faz a classificação de um site

 

Para poder determinar a posição do rank em sites de busca o Seo utiliza alguns critérios técnicos para que o site de seu cliente seja destaque dentre tantos outros sites no mundo todo.

Para classificar os sites e determinar o seu ranking, os motores de busca levam em consideração centenas de critérios diferentes, entre eles os seguintes:

 

  • Tempo de registro do domínio (Idade do domínio)
  • Idade do conteúdo
  • Frequência do conteúdo: regularidade com a qual novo conteúdo é adicionado
  • Tamanho do texto: número de palavras acima de 200-250 (não afetava o Google em 2005)
  • Idade do link e reputação do site que o aponta
  • Características padrão da página
  • Pontuação negativa sobre as características da página (por exemplo, redução para sítios web com utilização extensiva de meta-tags de palavra-chave, indicativos de terem sido artificialmente otimizadas)
  • Originalidade do conteúdo
  • Termos relevantes utilizados no conteúdo (os termos que os buscadores associam como sendo relacionados ao tema principal da página)
  • Google Pagerank (usado apenas no algoritmo do Google)
  • Quantidade de links externos
  • O texto âncora contido nos links externos
  • Relevância do site que linka para o seu website
  • Citações e fontes de pesquisa (indica que o conteúdo é de qualidade para pesquisa)
  • Termos relacionados na base de dados do mecanismo de busca (financiar/financiamento)
  • Pontuação negativa para links de chegada (provavelmente advindos de páginas de baixo valor, links de chegada recíprocos, etc.)
  • Ritmo de aquisição dos links de chegada: muitos ou incremento muito rápido pode indicar atividade de comercial de compra de links
  • Texto próximos aos links que apontam para fora e os links de chegada. Um link acompanhado das palavras “links patrocinados” pode ser ignorado.

A importância de SEO

Nós podemos analisar que depois de todo esse procedimentoque o SEO tem uma grande importância para aqueles que navegam na internet não somente os usuários, mas também para quem tem seus sites, através de ferramentas, estudos e até um insight para poder auxiliar os dois lados da moeda quem busca e quem quer ser encontrado na Word Wide Web.